sexta-feira, 27 de março de 2009

Canonização de Beato Nuno

Participa no jogo
que permitirá a selecção de:
8 Lobitos,
8 Exploradores/Moços,
8Pioneiros/Marinheiros e
8 Caminheiros/Companheiros
que integrarão arepresentação
do CNE à cerimónia de canonização
do Beato Nuno de Santa Maria,
a ocorrer em Roma dia 26 de Abril, está disponível no site do CNE.(clica aqui).

FOGUEIRAS

Foi publicado o Dec-Lei 17/2009 de 14 de Janeiro que altera (e republica) o Dec-Lei 124/2006 relativo à Defesa das Florestas contra Incêndios, consagrando um regime de exepção para as Associações Escutistas e Guidistas quanto aos condicionalismos de acesso, circulação e permanênica (art. 23º) e quanto ao uso de fogo (art. 28º).

quinta-feira, 26 de março de 2009

Cenáculo Regional


Alerta Caminheiros!!
Nos próximos dias 8, 9 e 10 de Abril realizar-se-á o próximo Cenáculo Regional de Coimbra.
A Actividade será na área de influência do Núcleo Centro-Norte, mais concretamente em Vale de Açores, Mortágua e, como todos já devem ter reparado, decorrerá em plena Semana Santa, pelo que os participantes são convidados a viverem a Quaresma de uma forma um pouco diferente, marcada pela comunhão dos valores a ela relacionados mas também vivendo a comunhão do escutismo, a comunhão do ideal do caminheiro, do Homem Novo!
A decisão do Núcleo em retomar as actividades dirigidas à IV provou ser uma aposta ganha, tendo em conta a resposta dada pelos "nossos" Clãs, provando que no Centro Norte há alma de "Homem Novo" e vontade em responder "presente" ao repto do Serviço e da construção.
Por tudo isto é importante que Vós, Caminheiros deste Núcleo, mostrem o pulsar do dinamismo que já demonstraram ter em Vós, participando activamente na dinamização desta actividade, e porque não, tomarem em Vós a responsabilidade de dar continuidade a esta projecto do Cenáculo Regional, mostrando estarem "Prontos para Servir"!
Para mais informações sobre o Cenáculo devem consultar o seu endereço oficial,
Canhotas

quinta-feira, 19 de março de 2009

Tempo de Quaresma!

Estamos no tempo da Quaresma!
Este filmezinho confirma que este "é o feliz tempo de Quaresma", em que todas as coisa ainda podem ser renovadas, em Cristo e na caridade verdadeira!

Ainda é possível acreditar, e quem acredita move-se e comove-se.

Nesta Quaresma já não bastam “sacrificiozinhos”, há que “molhar-se”!

Estejamos disponíveis e se o Senhor nos quiser molhar, então que molhe, e fiquemos de alma e coração lavados.
Vejam, vale bem a pena! Lindo!!

AGR. 1241- Mortágua Promove Noite Cultural

No próximo Sábado, dia 21 de Março, O Agr. 1241-Mortágua vai promover uma noite Cultural no Teatro Clube de Mortágua, inserida nas comemorações do seu aniversário.
Esta noite contará com a representação da Peça de Teatro "Yerma" (baseada em texto de Garcia Lorga) e será representada pelos formandos do curso de teatro , nível II, promovido pelo Trigo Limpo Teatro ACRT.
A hora prevista para o inicio da representação será pelas 21 horas, e o custo de cada ingresso terá o valor simbólico de 2,5€ (valor que reverterá a favor do Agrupamento).
Esta será uma forma diferente de ajudar os nossos irmãos de Mortágua, e ao mesmo tempo assistir a uma peça de Teatro. Por isso mesmo eles contam com a presença de todos nesta noite que será certamente uma noite bastante agradável.

Convocatória Conselho Consultivo

Convocatória

Aos Chefes de Agrupamento
À Mesa do Conselho de Núcleo
Ao Assistente do Núcleo
À Equipa Pedagógica do Núcleo
À Junta de Núcleo



Convoco, nos termos do n.º 3 do artigo 50.º do Regulamento Geral do CNE, o Conselho Consultivo do Núcleo Centro-Norte da Região de Coimbra, para reunir no dia 28 de Março, sábado, a partir das 10 horas, na sede do Núcleo, na Quinta do Valongo, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1 — Estado do Núcleo Centro-Norte e dos seus agrupamentos. Apresentação e debate de eventuais necessidades;
2 — Apresentação e avaliação das actividades e do Plano Trienal Pedagógico do Núcleo;
3 — Outros assuntos.


Sempre Alerta para Servir,



Liberto Gil Braga e Maia, chefe de Núcleo

Quinta do Valongo, 6 de Março de 2009


REGULAMENTO GERAL DO CNE
Artigo 50.º
Conselho Consultivo de Núcleo
1 . O Conselho Consultivo de Núcleo é o órgão consultivo do Núcleo.
2 . O Conselho Consultivo de Núcleo é composto pelos membros da Junta de Núcleo e da Mesa do Conselho de Núcleo, pelos Chefes de Agrupamento ou seus representantes, pelos ante­riores Chefes de Núcleo e ainda pelos dirigentes convidados pela Junta de Núcleo.
3. O Conselho Consultivo de Núcleo é convocado, com a ante­cedência mínima de 15 dias, pelo Chefe de Núcleo ou seu substituto, que preside.



Nota — Os conselheiros interessados em participar no almoço-convívio, que se seguirá à reunião, devem confirmar a sua presença até ao dia 20 de Março de 2009. O pagamento do almoço será, também ele, partilhado.

Dia de B.-P. 2009

Video exibido no Dia de B.-P., na Abertura.

Produzido pelos dirigentes Nuno João e Nuno Canilho

segunda-feira, 16 de março de 2009

Dia de BP na Imprensa

Notícia do Jornal da Mealhada, no dia 11 de Março, relativa ás comemorações do dia de BP no Núcleo.


(Carregue em cima da imagem para ler)

terça-feira, 10 de março de 2009

Dia de B.P




Cerca de 350 escuteiros de todas as Secções e alguns dirigentes comemoraram na zona da Pampilhosa, o dia do fundador do Escutismo. Com a mística do Rally de 4 de Setembro de 1909,que levou ao rubro o próprio B.P ao ver 11 mil escuteiros juntos, os Escuteiros do nosso Núcleo tiveram também que superar algumas tarefas para obterem os tão ambicionados "cupões" que davam acesso ao recinto do "Rally". Depois de verem um pequeno filme que serviu de lançamento deste dia, todos partiram então rumo à quinta de Sto. Amaro onde os esperavam vários jogos que tinham que ser superados em Agrupamento. Apesar da chuva, que foi intensa em alguns momentos, ninguém desmobilizou e a alegria continuou.
O dia terminou com a celebração da Eucaristia na Igreja da Pampilhosa.