sábado, 16 de março de 2013

IV ACASECNUC'2013

Maior acampamento de sempre na memória de grandes homens, como B.-P.


“Contigo somos mais” é o lema do segundo ano do triénio do Núcleo Centro-Norte da Região de Coimbra do CNE, cujo tema trienal é “Ubuntu: Eu Sou Porque Tu És!”. Nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2013 reuniram-se em acampamento cerca de 500 escuteiros em Montemor-o-Velho, no IV AcaSecNuc – acampamento de secções do Núcleo.
A vivência do tema anual em campo viveu-se de uma forma concertada nas três secções em campo, com o recurso à memória e evocação de personalidades que conseguiram unir esforços, somar vontades e transformar o mundo.
Os Lobitos vivenciaram o imaginário dos Descobrimentos Portugueses, e lembraram a personalidade do Infante D.Henrique - “Henrique, o Navegador de Sonhos”-, fundador da Escola de Sagres e um dos principais promotores da Idade gloriosa da Nação Portuguesa. Os Lobitos foram cavaleiros à conquista de Ceuta, moços aprendizes na Escola de Sagres e, por fim, marinheiros dos sete mares à procura de novas terras, contra monstros, piratas e sereias.




A memória de William Wallace – o Braveheart (coração valente) – levou as expedições do Núcleo à Escócia, na luta pela Liberdade contra os opressores ingleses. O imaginário das Terras Altas levou ao uso de kilts, aos jogos tradicionais escoceses e até à alimentação tradicional confeccionada em campo. Os exploradores perceberam que pela união dos clãs e dos esforços o alcance dos objectivos é mais facilitado. O imaginário dos exploradores acabou por ser bastante elogiados pelos jovens e pelos dirigentes, que viveram um fim-de-semana especial.



Os pioneiros abordaram uma temática mais complexa, trabalhando a conquista e a luta pelos Direitos Civis, lembrando a memória de Nelson Mandela, mas também de Mahatma Gandhi, Luther King, entre outros. Numa abordagem arriscada, mas que se revelou frutífera, a proposta passou pela experiência de privação de alguns desses direitos hoje adquiridos, e pela valorização da luta que conduz à construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais democrática. Os pioneiros viveram momentos de grande intensidade e de alguma tensão, que culminou na alegria e festa da conquista que caracteriza esta secção.


O AcaSecNuc terminou com a celebração eucarística – presidida pelos padres Adelino Ferreira e Carlos Godinho, assistentes de dois agrupamentos do Núcleo – e com a evocação do Dia do Fundador, em comunhão e unidade.




A quarta edição do AcaSecNuc bateu todos os recordes de participação de escuteiros, mesmo sem a participação de caminheiros, que haviam tido o seu encontro de Núcleo, em dezembro, onde viveram a temática da “Idade do Espírito Santo”, e a memória dos portugueses Jaime Cortesão e Agostinho da Silva.

Sem comentários: