quinta-feira, 6 de novembro de 2008


Quinta do Valongo, 6 de Novembro de 2008, Dia do Beato Nuno de Santa Maria

Dom João II, rei de Castela — neto do mesmo João que Nuno derrotara em Aljubarrota — terá ido ao Convento do Carmo, em Lisboa, onde se encontrava, já idoso, Nun'Álvares Pereira, agora o monge Nuno de Santa Maria. Em jeito de provocação o castelhano perguntou-lhe o que faria o religioso se Castela voltasse a invadir Portugal. Nuno, sem dizer uma palavra, levantou o seu hábito, de modo a que o rei visse, por baixo deste, a sua cota de malha, indicando que mesmo com quase setenta anos permanecia alerta, preparado e disponível para servir o seu país sempre que necessário e defendê-lo.
Nuno Álvares Pereira foi Condestável de Portugal, o vencedor e o estratega de Aljubarrota, um dos melhores generais portugueses de todos os tempos, filho predilecto de Nossa Senhora da Vitória. Garantiu a independência de Portugal foi o principal responsável pela coroação de D. João I, pai da Ínclita Geração e o primeiro rei da época gloriosa dos Descobrimentos Portugueses. Do casamento de Beatriz, única filha de Alvares Pereira, com Afonso, filho bastardo do seu senhor D. João I, nasceu a Casa de Bragança cujos descendentes reinaram em Portugal durante 270 anos.
Nuno Alvares Pereira foi um grande Príncipe, mas fez-se humilde monge. Morreu aos 71 anos, foi beatificado em 23 de Janeiro de 1918 pelo Papa Bento XV. O processo de canonização foi iniciado em 1940, tendo sido interrompido posteriormente. Em 2004 foi reiniciado e tem o seu termo anunciado para o ano de 2009, uma vez que em 3 de Julho desse ano a Santa Sé publicou o decreto em que reconhece o milagre necessário à conclusão do processo.
Nuno de Santa Maria é o patrono do Corpo Nacional de Escutas.
Peçamos a Deus, por intercessão de Maria, Mãe dos Escutas, de Jesus, seu Amado Filho, que nos ajude a sermos, como Nuno: fieis à nossa missão, resistentes às fraquezas e adversidades do caminho, coragens para lutar e perder, humildes para aceitar o destino e as vitórias, e simples, para que o testemunho da nossa vida na Terra possa servir de exemplo aos irmãos que ajudamos a educar e sejamos olhados por Deus e pelos homens como seres justos.

A Junta do Núcleo Centro-Norte da Região de Coimbra

Sem comentários: