quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Informação de 03.11.2008


Chefes de Agrupamento
Chefias de Unidade

Aproxima-se a passos largos a hora do I ACASECNUC, a nossa primeira actividade no âmbito do Plano de Actividades Trienal cujo tema é “Crescer Passo Passo”. Como já saberás a actividade realizar-se no Seixo de Mira, junto da nova sede do agrupamento 731, a 29, 30 de Novembro e 1 de Dezembro! “O primeiro passo” é o tema do presente ano escutista 2008/2009, o primeiro ano do triénio, e o tema genérico do acampamento de secções.
Há um conjunto de informações a partilhar neste momento. Informações gerais para o agrupamento e informações especificas de secção. Que esperamos que partilhem entre vós de maneira à vossa participação ser a melhor possível:

INFORMAÇÕES GERAIS

- Todas as Alcateias e Grupos têm de ter adultos (Dirigente, CIL ou CCS) acompanhantes durante todo o acampamento.
- Devem trazer a bandeira do Agrupamento.
- O Chefe de campo é o Chefe de Núcleo Liberto Maia.
- A actividade realizar-se-á independentemente do estado do tempo, pelo que os elementos devem estar preparados pessoal e colectivamente para isso.
- Só para os Lobitos é que as refeições serão preparadas pela logística, pelo que, nas outras secções, as Patrulhas e Equipas devem trazer material para cozinhar.
- Qualquer dúvida pode ser resolvida através do contacto para o e-mail pedagogicoscentronorte@googlegroups.com
- A Entrada em Campo realizar-se-á até às 11 horas de Sábado. A Saída de Campo está autorizada depois da cerimónia de encerramento de cada campo, a partir das 15h30m de Segunda-feira.


Como a actividade se irá desenrolar já em pleno Inverno, poderão ter de conviver com tempo chuvoso, contudo, BP ensinou-nos que o Escutismo é uma actividade adaptável a qualquer condicionalismo, pelo que não será a chuva a deter um escuta na prossecução do seu objectivo! Como o sucesso de uma actividade depende bastante da sua preparação, devem ter especial atenção á seguinte lista de material de campo que deverão levar:
— Toldos para cobrir as tendas
— Pá de campanha
— Impermeável (se for casaco e calça, tanto melhor!) e chapéu/boné
— Mudas de roupa interior em abundância
— Baú de Material (para o proteger da chuva)
— Material de banho (temos acesso a um balneário com duche quente)

INFORMAÇÕES ESPECIFICAS

CAMPO DOS LOBITOS
Chefe de Campo — José Henrique Cruz
Imaginário — A Viagem do Gato Das Botas
— Todos os bandos deverão trazer um disfarce de GATO DAS BOTAS (fato, máscara e/ou pinturas faciais). É necessário apenas um disfarce por bando.

CAMPO DOS EXPLORADORES
Chefe de Campo — Gabriel Lopes
Imaginário — As Aventuras de Ulisses
O imaginário escolhido para a actividade da II Secção é “As Aventuras de Ulisses”. Para esta escolha concorreu o tema adoptado para este ano a nível da pedagogia do núcleo: “O primeiro passo – a partida”.
E porquê?
Depois da famosa participação na Guerra de Tróia, que opôs Gregos a Troianos e que duraria 10 longos anos, tendo ele próprio arquitectado a estratégia que haveria de dar a vitória aos Gregos (a construção do Cavalo de Tróia), Ulisses parte agora de regresso ao seu país natal, Ítaca, onde sua mulher Penélope e seu filho Telémaco esperam ansiosos a sua chegada.
Ulisses, que há 10 anos se encontrava longe do seu reino e da sua família, terá agora de enfrentar uma viagem de regresso que será pródiga em aventuras, desastres e festejos, até conseguir pisar novamente as areias da sua Ítaca Natal.
Durante a actividade reinventaremos as aventuras que Ulisses viveu na sua longa viagem de 10 anos até chegar novamente ao seu Reino e ao reencontro com a sua família e o seu povo!
Para que possa desfrutar da actividade na sua plenitude, o Grupo Explorador deve fazer uma pesquisa prévia sobre o imaginário da Actividade de forma a conhece-lo.

A título de preparação para actividade, o Grupo Explorador deverá:
— Preparar uma peça para o Fogo de Conselho: Ulisses na sua viagem de regresso a Ítaca viveu várias aventuras. O que se pede é que cada Patrulha acrescente uma aventura totalmente nova à sua viagem.
— Junto ao campo há madeira para a construção de mesa de Patrulha, contudo, a sua construção dependerá da organização da Patrulha uma vez que o tempo dado á montagem de campo se esgota às 13h30 de Sábado!
— Coletes reflectores individuais.

CAMPO DOS PIONEIROS
Chefe de Campo — Jorge Caetano
Imaginário — Bússola Dourada
— Por elemento,
- Levar o totem pessoal na forma de uma escultura, de um fotografia, de um desenho, de um boneco etc.
— Por equipa, levar:
- Material para regime de acampamento (não se esqueçam que é Inverno).
- Material do secretário (incluir cola e tesoura).
- No mínimo um toldo por equipa.
- Material de Orientação
- Coletes reflectores, para raid
- Enviar, antecipadamente, o nome da equipa, a sua constituição e os respectivos cargos para o mail jaacaetano@gmail.com
-Alegria, divertimento e boa disposição.
— Tarefas para realizar:
- Em equipa, assistir ao filme "A Bússola Dourada".

CAMPO DOS CAMINHEIROS
Chefe de Campo — Nuno César Gomes
Imaginário — As Viagens de São Paulo
Levar para a actividade:
- Colete reflector individual
- Toldo, por clã

Sem comentários: