Dia de Santiago Maior - Dia da Procura e da Descoberta
Hoje, em Pax Hill, o dia é de Procura e de Descoberta. O dia começou com a Eucaristia, celebrada por Dom Rodolfo, na Capela do Mosteiro. Na homilia, o Dom Rodolfo pediu aos escuteiros que não fossem "piegas" e que aceitassem o desafio no testemunho de Santiago Maior, Santo Patrono dos Exploradores cuja solenidade se assinala hoje, em Ano Santo Jacobeu.
A Eucaristia terminou com uma oração "de envio". Foram entregues aos guias as suas bandeirolas "como sinal da presença de Deus" no seu Bando, Patrulha e Equipa, "Deus que é Pão no Caminho".
Assim que terminou a celebração, os Lobitos, ainda candidatos a monges, rumaram ao Mosteiro de Lorvão, onde passarão o dia e a noite com as Freiras que lhes ensinarão a regra dos monges. Jantarão com elas e por lá passarão a noite até "tomarem o hábito", logo mais à noite.
Já os mercadores -exploradores passaram a manhã a construir a nau para a viagem de amanhã ao Porto Mercantil. Depois de almoço, partiram em direcção a Penacova, em viagem de negócios para fazerem as suas compras. Por lá dormirão - foram da vila como é costume.
Os pedreiros-pioneiros já sairam, também, em viagem. Estão a percorrer as mais importantes cidades em busca de conhecimentos e de materiais para trazerem para a nossa catedral.
Os cruzados-caminheiros mandaram noticias de que já estarão perto. Terão hoje de trabalhar para conseguir comer, comida em troca de serviço! Será que conseguem?
Em Pax Hill o Duque, o Chanceler, o Regedor e o Corregedor, juntamente com os lacaios, ficaram na cidade a trabalhar.
Sem comentários:
Enviar um comentário