quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Plano Pedagógico Trienal 2008-2011


Identificada a necessidade de se proceder a uma evolução no que à Planificação do Trabalho Pedagógico e à Qualidade da Oferta Educativa das actividades diz respeito, tendo por base aquela que é a história recente do Núcleo relativamente ao número e diversidade de actividades que tem desenvolvido e à crescente adesão por parte dos Agrupamentos, tomaram-se algumas medidas no sentido de acautelar o crescimento pedagógico sustentável da actividade do Núcleo.

Assim sendo, foi constituida uma Equipa Pedagógica que assegurará a gestão pedagógica das actividades do Núcleo no mandato 2008/2011.
Após a sua constituição arregaçaram-se as mangas e surgiu uma compilação daquelas que se julgam ser as principais preocupações e prioridades pedagógicas a nível de Núcleo, definindo-se uma estratégia de actuação:
  1. Definição de uma temática trienal, subdivisível em temas anuais, de modo a dar uma coerência lógica às actividades do núcleo de ano para ano;

  2. Tipificação das actividades a realizar, definindo, no espaço de um triénio o que devem ser actividades anuais ou circunstanciais.

  3. Promover no Núcleo actividades que, nos últimos anos, haviam sido rejeitadas mas necessárias a uma oferta pedagógica global ( ex: actividades para caminheiros, dirigentes e actividades para animadores adultos.

No âmbito do primeiro ponto, definiu-se como temática,

"Tungarahu", crescer passo a passo.

“Tungarahu”, palavra Maori, que significa "reunião", "concentração, "conjunto", "unidade", palavra que B.P. utilizou na sua obra “Mil e uma actividades para escuteiros” para falar daquilo a que mais tarde ele próprio viria a baptizar de Jamboree.

Queremos que o Núcleo Centro-Norte seja mais do que dezanove Agrupamentos, queremos que seja um conjunto, que seja Tungarahu — espírito escutista de unidade, de compromisso e de crescimento.

Para a boa aplicação desta intenção, pensaram-se subdivisões desta temática, com simbologia e orientações específicas que lhe dêem unidade. Assim, desdobrou-se o tema em três, correspondendo à duração do mandato, resultando no seguinte:


Ano Escutista 2008-2009:

  • Sub-tema: “O primeiro passo”
  • Simbologia: A bota, elemento fundamental do uniforme e do imaginário escutista. Trata-se de um elemento que envolve o pé e que o protege. É também um elemento de conforto que podemos transpor da casa para o acampamento. É a bota que, de facto, faz o caminho entre a casa e a actividade.

Ano Escutista 2009-2010:

  • Sub-tema: “Ser construindo”

  • Simbologia: O Pórtico, é a entrada no acampamento, a fronteira que separa o dentro e o fora, a cidade de lona, a cidade ideal do escutismo, da cidade de todos os dias, dos hábitos e dos quotidianos. É também uma espécie de portal do tempo, da imaginação e da magia, que separa o mundo real do mundo imaginário que serve de moldura às nossas actividades escutistas.

Ano Escutista 2010-2011:

  • Sub-tema: “Para além da linha do horizonte”

  • Simbologia: Caderno de Caça, simboliza a memória, a avaliação, a riqueza da experiência que perdura. É objecto de tradição, de arte, de beleza mas também de carácter, símbolo da assiduidade, da dedicação ao escutismo e a nós próprios. É o baú onde se transporta sempre o Tungarahu.

Reunindo num só o segundo e terceiro ponto, listam-se a seguir as actividades propostas e o seu carácter temporal:

  • Dia de BP: Anual

  • AcaSecNuc: Anual

  • V ACANUC: 2009/2010

  • Viagem Internaciol: 2009/2010

  • Curso de Guias: 2009/2010

  • Quint' á Fundo: 2008/2009

  • ACARADNUC: 2010/2011

  • EPI: 2008/2009

Aqui tentámos resumir as principais propostas que serão presentes ao Conselho no próximo dia 14 de Setembro.

Gostaríamos que todos os que se interessam pelo progresso do nosso Núcleo, dos nossos Agrupamentos e dos nossos Jovens, contribuissem para esse crescimento comentando esta mensagem deixando, sempre que quiserem, as vossas sugestões!


Canhota


ps: Estas informações não devem ser tidas como definitivas. Tudo o que aqui é dito será presente a Conselho e sugeito á sua aprovação para que adquira legítimidade.

1 comentário:

guz disse...

Muito bem! Gostei bastante do que li. É claramente perceptível a mudança que houve e segundo me parece, para melhor. Parece-me que vamos ter um núcleo mais organizado e activo! Excelente! Continuem com o bom trabalho, porque estou ancioso para que comecem as actividades de núcleo!!!

Canhota simpática, RatoDaDespensa.