terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


A Junta de Núcleo Centro-Norte da Região de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas, reunida na noite de 20 de fevereiro de 2012, na sede do Núcleo, em sessão extraordinária e de emergência, deliberou o seguinte:

1. Apresentar sentidas condolências a Deolinda Maia e a André Maia, bem como a toda a família, pelo falecimento do Chefe Liberto Gil Braga e Maia que aconteceu hoje às 12h 30m, em Coimbra;
 
2. Mostrar e apresentar toda a solidariedade e disponibilidade pessoal e coletiva a toda a familia para o que tiver por conveniente;
 
3. Apresentar condolências e solidariedade aos escuteiros e dirigentes do Agrupamento 1067 da Pampilhosa, de que o Chefe Liberto Maia foi grande dinamizador e servidor;
 
4. Decretar o Luto de Núcleo, nos termos do Regulamento Geral do CNE, artigo 15.º, e o ponto 2 do artigo 9.º do Regulamento de Protocolo do CNE, durante 15 dias. Como consta dos regulamentos, o luto manifesta-se, individualmente, por uma braçadeira estreita de crepe preto, colocada no braço esquerdo, e, coletivamente, por uma banda de crepe preto a cobrir a parte superior de bandeiras e bandeirolas, conforme o ponto 4 do artigo 9.º, do Regulamento de Protocolo do CNE;
 
5. Adiar a realização do ACASECNUC 2012 (inicialmente agendado para o próximo fim-de-semana) para o fim-de-semana de 13, 14 e 15 de abril de 2012.

Quinta do Valongo, 20 de fevereiro de 2012, Dia da Beata Jacinta Marto
A Junta de Núcleo

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A Junta de Núcleo Centro-Norte da Região de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas tem a pesada tarefa de comunicar o falecimento do Chefe Liberto Gil Braga e Maia - Chefe de Núcleo e dirigente no agrupamento 1067 da Pampilhosa.

O Chefe Liberto faleceu na tarde de hoje, 20 de fevereiro de 2012, colocando um fim na pista da sua vida terrena, vida essa em que Serviu Deus, a Igreja, a Pátria e a Juventude Portuguesa com exemplar testemunho humano como pai, como dirigente, como servidor público e como cristão. A associação e a comunidade em que se insere muito fica a dever a quem tudo deu aos outros na alegria do Serviço.

 Participamos, ainda, que o corpo estará em Câmara Ardente a partir das 10h de amanhã, 21 de fevereiro, terça-feira, na sede do Agrupamento de Escuteiros da Pampilhosa, de onde partirá o funeral, na quarta-feira, 22 de fevereiro, depois da missa de corpo presente, que terá lugar às 16 horas. A Junta de Núcleo reunirá extraordinariamente esta noite e decretará o Luto de Núcleo, nos termos do Regulamento Geral do CNE, artigo 15º, e o ponto 2 do artigo 9º do Regulamento de Protocolo do CNE, durante 15 dias. Como consta dos regulamentos, o luto manifesta-se, individualmente, por uma braçadeira estreita de crepe preto, colocada no braço esquerdo, e, coletivamente, por uma banda de crepe preto a cobrir a parte superior de bandeiras e bandeirolas, conforme o ponto 4 do artigo 9º, do Regulamento de Protocolo do CNE.

 No caso de os agrupamentos pretenderem fazer-se representar oficialmente nas cerimónias, haverá possibilidade de poderem trazer as bandeiras de agrupamento, que devem vir acompanhadas dos sinais de luto, do mastro e de quem as segure.

Sempre Alerta para Servir

Quinta do Valongo, 20 de fevereiro de 2012, Dia da Beata Jacinta Marto, véspera do Dia de B.-P. e do Pensamento Escutista

P'la Junta de Núcleo Nuno Castela Canilho Secretário pedagógico

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012


A Junta de Núcleo Centro-Norte transferiu a sua reunião ordinária de fevereiro - que se devia realizar na quarta-feira 1 de fevereiro de 2012 - para a próxima segunda-feira,
13 de fevereiro, na sede do Núcleo.
A reunião vai ser alargada à Equipa Pedagógica.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CENSOS 2012


Terminou a operação do CENSOS 2012 e já sabemos quantos somos.
No nosso Núcleo somos 1212 escuteiros e dirigentes 
em 18 agrupamentos
Este número é superior ao do ano passado, quando, em 1 de janeiro de 2011 contabilizámos 1175 elementos. Ou seja, no ano de 2011 crescemos quase 4 por cento. No entanto, ainda não chegámos aos números de 2010, quando chegámos aos 1264.
 HOJE SOMOS:
273 lobitos
337 exploradores
236 pioneiros
140 caminheiros
229 dirigentes
Aumentámos o número de Lobitos (+15), de Exploradores (+29), e de dirigentes (+3).
Diminuiu o número de Pioneiros (-1) e de Caminheiros (-6).

Inscrições no ACANAC

Inscreveram-se para o XXII ACANAC do CNE
 292 escuteiros e dirigentes como participantes do acampamento de 13 agrupamentos diferentes. Aliás, dos 18 agrupamentos do Núcleo só 5 não se inscreveram na primeira fase de inscrições na actividade.

Até agora, pelos números do Núcleo, serão os Exploradores e Pioneiros os que participarão em maior número, com 92 e 89 participantes, respectivamente. Vão, para já, 53 caminheros e 41 lobitos.

Aqui está a lista dos inscritos do Núcleo de forma a poderes agrupar o contigente do teu agrupamento de acordo com as normas de participação e os números mínimos de particpantes por dirigente. 


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Chefias do ACASECNUC

ACASECNUC 2012

Organização:
CHEFE DE CAMPO: Ch. António Roque
CHEFE DE CAMPO ADJUNTO: Ch. Nuno Canilho
RESPONSÁVEL LOGÍSTICA: Ch. Ana Lousada
RESPONSÁVEL SEGURANÇA: Ch. Nuno João
RESPONSÁVEL FINANCEIRO: Ch. Frederico Santos


EQUIPAS DE ANIMAÇÃO SECÇÃO
(respondem ao Chefe de Campo Adjunto)

I SECÇÃO
Ch. Diana Santos, Ch. Gonçalo Costa, Ch. Rita João e CD Romão Afonso

II SECÇÃO
Ch. João Marta (Jota), Ch. Nuno César, Ch. Mónica Rocha, CIL Amaral, CIL Sónia

III SECÇÃO
Ch. Jorge Caetano, Ch. Carina Pessoa, Ch. Frederico Santos, Ch. Fernando Simões, Ch. Tiago Vicente e CIL Inês Costa

IV SECÇÃO
Ch. Gabriel Lopes, Ch. Nuno João, Ch. Simão Branco

INFORMAÇÕES:

ACASECNUC 2012

INFORMAÇÃO – 18.01.12
Irmãos caríssimos,
Realizaremos, nos próximos dias 24, 25 e 26 de fevereiro de 2012, — de acordo com o Plano de Actividades Trienal, cujo tema é “Somos Um” — o nosso ACASECNUC, o acampamento de secções do Núcleo, para as quatro secções.
A actividade realizar-se-á no concelho de Penela, estando o local de acampamento instalado no Parque de Campismo de Penela, mesmo na vila, que fora do período estival se transforma em Campo Escutista, a cargo do agrupamento da vila.
O curso será em regime de acampamento, devendo cada unidade providenciar tendas para se instalar por unidade.
A actividade começa na sexta-feira, com o check-in aberto entre as 21h 30m e as 22h 30m. E termina, depois da Eucarístia, aproximadamente às 16h 30m. Esta será, também, a forma de comemorarmos o Dia do Fundador e do Pensamento.
O ACASECNUC terá um custo de 10 euros por participante. E as inscrições fazem-se através da devolução da ficha em anexo até ao dia 19 de fevereiro de 2012, impreterivelmente. O envio das inscrições pode ser feito por e-mail e o pagamento feito no check-in, no valor da inscrição.
“Somos Um” é o tema do presente ano escutista 2011/2012, o primeiro do nosso plano trienal “UBUNTU”. “Somos Um” será, também, o tema genérico do ACASECNUC.

INFORMAÇÕES GERAIS:
- A acompanhar participantes de cada secção tem de se inscrever, pelo menos, um adulto (Dirigente, CIL ou CCS) acompanhante durante toda a actividade.
- O Chefe de campo é o Chefe de Núcleo Adjunto António Roque.
- A actividade realizar-se-á independentemente do estado do tempo, pelo que os elementos devem estar preparados pessoal e colectivamente para isso.
- As chefias dos campos de cada secção terão, certamente, outras solicitações e esclarecimentos que serão publicados no blogue do Núcleo.
- Qualquer dúvida pode ser resolvida através do contacto para o e-mail

geral@centronorte.coimbra.cne-escutismo.pt

Forte Canhota!
Nuno Castela Canilho
Secretário Pedagógico da JN

INSCRIÇÃO AQUI