segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ACARADNUC 2010 - Avaliação


Gostariamos de contar com o comentario com jeito de avaliação de mais uma actividade que o núcleo propocionou a todos que aceitaram o desafio.
Como tal deixa o teu testemunho.
Se tiveres fotografias da actividade agradecemos que nos enviassem para um dos seguintes endereços:

Resta agradecer mais uma vez a todos que participaram e tornaram possivel esta actividade que certamente nos enriqueceu.

Bravo, Bravissimo.

domingo, 28 de novembro de 2010

Para reflectir...

I DOMINGO DO ADVENTO
28.XI.2010
«Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós, também, preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem».
Mateus 24, 37-44

Hoje é o I Domingo do Advento, começa hoje o tempo litúrgico de preparação do Natal. O mesmo é dizer que começa hoje um Novo Ano Litúrgico. O Advento de 2010 abre o Ano A, um eterno retorno. O Advento é o tempo de espera, mas uma espera de quase chegada. É o tempo da sensação de estarmos a ver a meta e o nosso coração começar a agitar-se, ainda mais, com a ânsia de chegar. Para os cristãos, o Advento é tempo de alegria, de expectativa e, naturalmente, de preparação.

Essa meta que já vemos ao fundo é uma Luz de Esperança. É a Esperança absoluta e materializada na encarnação de um Deus-menino criado, à nossa imagem e semelhança, para nos salvar.

No Ano A da Liturgia, são as narrativas do evangelista Mateus que nos guiam. Neste I Domingo do Advento é o próprio Cristo que narra a necessidade de estarmos atentos, de estarmos sempre alerta para os sinais de Deus no Mundo. Sinais de espera do encontro com Deus, mas também sinais de avanço e de encontro real e concreto com os outros. Um encontro que pode ser feito num gesto de altruísmo, como a participação na campanha semestral do Banco Alimentar Contra a Fome. Um encontro com Deus que pode ser feito na partilha do que temos e do que precisamos numa actividade de convivio e fraternidade.

Num toque muito pessoal, devo admitir, então, que foi fantástico começar um Novo Ano Liturgico, uma nova etapa de esperança e de fraternidade, em actividade - com os adultos do nosso Núcleo - em momentos tão especiais, apesar de simples e descontraídos! Obrigado a todos os participantes e co-organizadores, por terem sabido ser, e sido, de facto, 'Luz no Mundo e Sal da Terra'

Deus está connosco e os seus gestos nem sempre são perceptíveis. É por isso importante estar Alerta. Alerta para observar, para vigiar, para esperar com esperança. Estar Sempre Alerta para Servir.

Lobo Irmão

___________________________________________

Pistas para reflexão:

Estás alerta? Estás preparado? Pronto? Os tempos parecem confusos e tantas vezes andamos atribulados, mas sabemos que Deus vem sempre ao nosso encontro, acolhe-nos, acarinha-nos, encaminha-nos. Mas, há que estar alerta para perceber os Sinais de Deus no Mundo, para O acolhermos, para O deixarmos transformar-nos...

Poderemos levar uma vida descansada e não estarmos preparados para O acolher? Podemos; podemos, mas poderemos, assim, também perder o pleno benefício do seu encontro, a felicidade de um caminho ao encontro...

Não sabemos nem como nem quando, sabemos apenas - um apenas que é tudo! - que Ele vem... É por isso, porque queremos beneficiar plenamente da sua vinda que temos de estar Sempre Alerta!

Desafio

Sinais... Que sinais de Deus encontramos no Mundo? Nos Homens? Na vida... Esta semana, vamos procurar estar todos mais alerta - vigiar e orar - e procurar ver os imensos e belos sinais de esperança que existem todos os dias à nossa volta, nos pequenos e grandes acontecimentos... Vamos procurar ver os Sinais da Sua Vinda!...

Pode ser?

(in Viver o Tempo, Edições CNE 2009)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ACARADNUC - ULTIMAS

Alerta!!!

Para o ACARADNUC é nescessario para além do material que anteriormente anuciamos uma lata de atum vazia e limpa.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ACARADNUC 2010


“Para além da linha do horizonte” é o tema do presente ano escutista 2010/2011, o terceiro ano do triénio, e é, também, o tema do ACARADNUC.

ACARADNUC, actividade destinada a Caminheiros, Caminheiros com Insígnia de Ligação, Candidatos a Dirigentes e Dirigentes.

Os participantes devem ter em atenção que a mochila que levam será por eles transportada em raid (levar mochila de raid). Terão de levar ainda, uma caixa de sapatos, material de pernoita, talheres, prato e copo, instrumento musical, castanhas, água pé e/ou jeropiga (haverá um concurso para apurar a melhor) e sugere-se que as senhoras levem uma sobremesa e os cavalheiros bebidas ou salgados. Por agrupamento será necessário levar, ainda, escalímetro e bússola.

A actividade começa às 22 horas de 26.11.10, no Santuário da Nossa Senhora do Chão de Calvos, na freguesia de Pala, em Mortágua.

Os objectivos passam pela promoção de laços de convívio, fraternidade e de partilha entre todos os animadores adultos do Núcleo, através de uma actividade com recursos a técnicas chamadas "desporto aventura".

NOTA: inscrições terminam a 20 de Novembro... com um custo de 15 euros por pessoa.
Inscrições feitas depois desta data (até ao dia da actividade) terão o custo de 30 euros.

Consulta AQUI a informação e ficha de inscrição que segui para os agrupamentos.