quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A Junta de Núcleo deseja a todos
os agrupamentos do núcleo, dirigentes, escuteiros e familiares
um Santo Natal e um próspero Ano Novo

Toma nota

Como já havia sido anunciado e consta do Plano de Actividades do Núcleo realizar-se-á, no fim de semana de 18 a 20 de Janeiro de 2007, mais uma edição do
CURSO DE GUIAS DE PATRULHA E EQUIPA.
Esta actividade é destinada aos escuteiros dos agrupamentos de Núcleo que sejam guias de patrulha ou de equipa. Naturalmente que poderão participar também os elementos que a Chefia, o Grupo ou as patrulhas e equipas entendam que estão aptos e devem frequentar esta formação.
Esta actividade, que o Núcleo organiza nos anos pares, será, também, o pontapé de saída da preparação do Acampamento de Núcleo, para a II e III secções, e que se realizará em Maio.
O responsável pela actividade será o Secretário Pedagógico do Núcleo, o chefe Nuno Canilho: 966 124 023 - loboirmao@gmail.com.
Informações importantes:
- O prazo limite das inscrições é de 15 de Janeiro;
- A actividade decorrerá na vila da Pampilhosa;
- A actividade começa às 21h 30m de dia 18 e termina às 16h de dia 20;
- A actividade tem o custo de 7,5 euros;
- Funcionará em regime de acantonamento;
- Os participantes deverão trazer pratos, talheres e copos, uniforme, material de acantonamento, caderno de caça e material de escrita.
- Outras informações relevantes para a actividade serão divulgadas no blogue do Núcleo.

NOVA SEDE

A Junta de Núcleo Centro-Norte tem nova sede
Por cedência da Câmara Municipal da Mealhada, a antiga Escola Primária da Quinta do Valongo é a nova sede do Núcleo centro Norte.
O espaço está localizado na seguinte coordenada - podem ver no Google Earth -
40º21'18.31''
8º24'44.66''
O local pode também servir para acampamento e acantonamento (os lobitos de Santa Apolónia estiveram lá no passado fim-de-semana). Tem apeadeiro do comboio e é lá que passarão a funcionar os serviços da Junta de Núcleo.

Aconteceu

FIG LORVÃO
Escuteiros de Figueira de Lorvão recuperam tradição


A montagem do presépio é um acto que, como qualquer tradição, foi passando de geração em geração até aos nossos dias e, para todos nós, faz parte do imaginário que envolve a quadra natalícia. Quem não se lembra de, começando a aproximar-se o Natal, ir até às matas apanhar um pouco de musgo para montar o cenário do presépio num local de evidência na sua casa?
Durante muitos anos, foi também tradição em Figueira de Lorvão (à semelhança de muitos outros locais por esse país fora), a existência de um Presépio durante toda a quadra natalícia no interior da Igreja, recordando à população que o tempo era de Natal!
Esta tradição foi caindo no esquecimento, e, de há vários anos para cá que essa cena tão familiar do nascimento do Menino Jesus não se via representada na Igreja.
Por sugestão do Conselho de Pais, os Escuteiros de Figueira de Lorvão decidiram recuperar a tradição e, durante duas semanas colocaram mãos à obra, para que o presépio voltasse a ser uma realidade. E o resultado está à vista: com uma gruta montada na típica construção escutista, com madeira e sisal, um regato de água corrente, um jogo de luzes e cenários que criam maior realismo e dezenas de figuras da vida campestre, com a Sagrada Família bem em evidência, o presépio tem cerca de 5 m2 e não passa despercebido a ninguém que entre na Igreja.
O Agrupamento de Escuteiros de Figueira de Lorvão existe há cerca de 4 anos, e tem sempre procurado ser uma força activa e de valor para esta comunidade paroquial. Actualmente, com duas Secções (Exploradores, dos 10 aos 14 anos, e Pioneiros, dos 14 aos 18 anos), é constituído por cerca de 35 elementos. Todos os Sábados, das 15h30 às 18h30 reúnem para desenvolver as suas actividades, colocando em prática o Método Escutista e contribuindo para o crescimento destes jovens.
Os Escuteiros de Figueira de Lorvão agradecem ao sr. Vítor Fernandes pela sua ajuda indispensável neste projecto, e desejam a toda a comunidade da Paróquia de Figueira de Lorvão um Santo Natal e um Próspero Ano Novo.

Aconteceu

1079
Acantonamento da Alcateia

No passado fim de semana, 17 e 18 de Novembro, a Alcateia do Agrupamento 1079 - Penacova, esteve acantonada na casa Paroquial de S. Martinho da Cortiça. Foi um acantonamento muito especial para a nossa Alcateia porque foi o "baptismo" de 5 novos Pata Tenra, assim como o "baptismo" da nossa nova Baguirá. Felizmente este ano, com o aparecimento destes novos 6 "pata tenra", a Alcateia fica assim bem composta, garantindo assim a continuidade do Agrupamento. Neste Acantonamento foi ainda lançado o tema da Caçada deste ano. A Alcateia agradece ainda a disponibilidade total do pároco de S. MArtinho para a cedência das instalações para a realização da actividade.